domingo, 15 de novembro de 2009

Biologia - Células-tronco

São as células provenientes do zigoto. Possuem a capacidade de transformar-se em qualquer célula do corpo humano. Sendo assim, são essenciais no tratamento de muitas doenças hoje incuráveis, o que lhes confere uma grande importância na medicida, assim como também cria uma discussão ética, pois essas células-tronco serviriam para criar outro ser vivo. Claro que quem defende isso também deve ser contra o sexo sem fins de procriação, ou estaria matando bilhões de possíveis humanos :)

Mas, de qualquer forma, há algumas células-tronco no cordão umbilical, e, embora não possuam a mesma qualidade de uma vinda do zigoto, permite que pesquisas sejam feitas, não com a mesma eficiência, é claro, mas pelo menos, já é um avanço considerável.

Portanto, células-tronco permitem ao ser humano grandes possibilidades, pois o único tipo de doença que não poderão curar serão as de origem genética. E a única coisa que evita isso é saber se é ético ou não. E visto que para muitos, matar é errado - esquecendo-se que o ser humano é heterótrofo, ou seja, depende da morte de outros seres vivos para sobreviver - essa hipocrisia ó aumenta se você é um defensor da não utilização das células-tronco e é seu filho que precisa delas e dificulta ver o real potencial dessas células.

Países que permitem a útilização total ou parcial das células tronco: Africa do Sul, Alemanha, Brasil, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão, México, Reino Unido, rússia e Turquia

Países que não permitem: Índia, Itália.

3 comentários:

  1. Muito bom o texto, explicado com clareza e suas definições e gostei muito de saber os paises que utilizam ja as células-tronco para ajudar a população

    ResponderExcluir
  2. Achei legal como abordou a questão ética no assunto. ficou ótimo ^^

    ResponderExcluir
  3. o artigo esta muito bom, explicou muito bem o que se pode fazer com a célula-tronco, e uma parte interesante foi que tu falou quais paises que permitem ou nao a utilizaçao das celulas-tronco.

    ResponderExcluir